quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Vanity fair!
Não foi nesta passagem que descobri exatamente todos os seus segredos. Que de secretos guardam apenas este título pueril. Mas confesso foi neste exato momento que descobri o que você não é: um mínimo vaidosa, um mínimo dama. Uma mulher sem vaidade é como um rio sem pontes. A mulher deve exercê-la como maneira de vida. E Vaidade não é a quantidade de cremes noturnos que tornam este teu rosto tão macio e firme. Vaidade é uma técnica, um estilo, uma consciência de como estar presente na sociedade. É a maneira de chegar em alguns ambientes, de como cumprimentar as pessoas presentes e, também, como deixá-lo. Quando uma mulher vaidosa se ausenta de um ambiente, o seu corpo todo vai embora, mas sua graça fica bailando pelos ares e pelas cabeças dos mais atentos. A vaidade desta mulher que se deixa – e ela sabe muito bem de tudo isso – vai ser lembrada nas cabeças dos que a viram nas próximas sessenta e três vezes que fecharem os olhos. A graça da mulher vaidosa fica rondando teimosamente as mentes nem de perto ilibadas dos homens que tiveram a intangível chance de observá-la. Quando ela vai embora, com toda sua purpurina e harmonia de movimentos dançantes, deixa nos homens a impressão de que ela sabe de tudo isso. E sabe. Sabe e faz intencionalmente. É esta a graça da mulher vaidosa. Chega sem alvoroços, causa alvoroços e carros alegóricos de blocos de carnaval nos peitos dos homens, e vai embora sem alvoroço. E vou ainda além, uma mulher, independente da firmeza do corpo que guarde, é a quantidade de representações que consegue gerar na cabeça de um homem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Você não tem idade genealógica para esse tipo de consepsoconhecimento, sutil e profundo sobre mulheres verdadeiras de verdade. O que vc anda lendo, vem causando um bondoso beneficio de maturidade precoce. Maravilhoso.
Tony Borba
Vinicius, rilke, Pessoa e Veríssimo(veríssimo é pra dar o tom irônico, às vezes)... tu entendeu que isso é uma passagem do texto da canção numero 6 neh?? "vaidade é o que você deixou".
Obrigado
Não só entendi como estou adorando...
Postar um comentário